Como as uvas viram vinho fortificado?

Jerez, Porto, Madeira e Marsala são excelentes exemplos de vinhos fortificados. Mas, afinal, o que faz um vinho ser fortificado? Como ele é produzido?

A diferença já começa na colheita, quando as uvas são colhidas tardiamente, ou os cachos colhidos são colocados para secar, de maneira a garantir a alta concentração de açúcar nas uvas.

Mas a grande diferença está na adição de um destilado à base de vinho, com alto teor alcoólico.

Para falar mais disso, tomemos como exemplo o vinho do Porto:

 O desengaçamento

Desengaçar significa tirar as uvas dos cachos. Esse é um processo que visa diminuir a dureza dos taninos, muito presentes nas hastes das uvas. Dependendo o vinho que se quer produzir, o desengaçamento pode ser parcial ou total

 O esmagamento, ou a pisa

Esmagar significa romper a película da uva para obtr o mosto, que é o sumo que será levado para a fermentação. Essa etapa, antigamente feita pelo pisoteamento em lagares, hoje utiliza métodos mecânicos, mesmo que alguns produtores ainda continuem a tradição de pisar para amassar as uvas. Chamamos maceração todo o período em que a parte sólida permanece em contato com o mosto.

 A sulfitagem

Sulfitos são adicionados para evitar a proliferação de micro-organismos e o desenvolvimento de bactérias. Se quiser ler mais sobre sulfitos, clique aqui.

 A fermentação alcoólica

Leveduras que ocorrem naturalmente, ou então que são adicionadas, dão início ao processo de fermentação, e o açúcar vai se transformar em álcool. Vinhos secos são produzidos quando a fermentação consome todo o açúcar.

 A remontagem

O dióxido de carbono gerado na fermentação empurra as peles e a polpa para cima, formando uma manta. É necessário empurrar essa manta, para arejar o vinho, e ajudar a extração da cor e do sabor das cascas. Ou então bombear o mosto de baixo para cima.

 A aguardentação

Este processo consiste na adição de aguardente de vinho, que interrompe a fermentação antes que todo o açúcar seja consumido em álcool, e confere ao vinho características peculianres, gerando vinhos com elevado teor alcoólico e, em geral, alto teor em açúcar. Diz-se que a origem desta prática de adicionar aguardente ao vinho está em fazê-lo resistir a longas viagens marítimas.

 A descuba

É o processo de separação da parte sólida e da parte líquida do mosto, por meio da drenagem. A parte líquida é chamada de vinho-gota.

 A prensa

A parte sólida vai para uma prensa, resultando no que se chama vinho-prensa.

 A mistura

Juntam-se esses dois, em tanques ou barris. O vinho-prensa costuma representar 15% dessa mistura, e o vinho-gota, 85%.

 O corte

Misturam-se vinhos de diferentes lotes. Para entender melhor a diferença entre vinhos de corte e vinhos varietais, clique aqui.

 O amadurecimento

Tecnicamente, amadurecer e envelhecer não é considerado exatamente igual. Os vinhos amadurecem enquanto estão em barris de carvalho ou em cubas de aço inoxidável, e envelhecem depois de engarrafados. Durante esse tempo, desenvolvem-se a estrutura e o aroma do vinho. É nessa etapa que é dada a identidade ao Vinho do Porto, ou seja, se esse será um vinho do Porto envelhecido em carvalho por um longo período como o Tawny, por um período mais curto, como o Ruby, ou envelhecido em garrafa, como o Porto Safrado. Alguns vinhos do Porto podem amadurecer, ou envelhecer, por décadas.

 O engarrafamento

Essa etapa compreende o preenchimento da garrafa, o fechamento com a rolha, que no caso dos fortificados é uma rolha específica, e a rotulagem. Pequenos produtores nem sempre têm a estrutura própria para essa etapa, terceirizando-a.

O Porto mais conhecido é o tinto, mas também existe o Porto branco. A maior diferença entre os processos de vinficação é o tempo de maceração.

Aliás, para ler sobre como produzir vinhos brancos, clique aqui. Para tintos, clique aqui. Ou então, para ler sobre o processo produtivo de vinhos espumantes, clique aqui.

 




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em